terça-feira, 10 de abril de 2012

Moto Club de Campos visita a Vintage Bike Dreams

Durante a realização do 17º Ostracycle recebemos um convite irrecusável para quem tem paixão pelas motocicletas, visitar o museu particular do Fernando Martins, nosso querido amigo e Presidente do Jaguar do Asfalto. O MOTO CLUB DE CAMPOS foi até lá para contar um pouco sobre este obrigatório ponto turístico a ser visitado em Macaé.


Fernando já era conhecido por todos pela coleção de motos antigas que mantinha. Em outros encontros de Rio das Ostras era destacada uma área para exposição dele. O acervo cresceu e a dedicação de nosso anfitrião também e com isto o caminho a ser seguido seria a formação de uma exposição permanente para que os amantes das motocicletas e do resgate histórico pudessem encontrar permanentemente o acesso desta belíssima iniciativa.


Daí nasceu em 2007 a Vintage Bike Dreams em Macaé, na rua dos Advogados, 80, bairro Alto dos Cavaleiros. Fernando é morador da cidade que cedia a exposição, mas as facilidades de mão de obra também pesaram na escolha do ponto para o Museu. Este primeiro local é onde hoje está funcionando a oficina de restauração. O espaço, após alguns anos ficou pequeno para conter as atividades de exposição pública e restauro, por isso era necessário buscar alternativas para crescente paixão.


Investindo de forma ousada ele buscou na rua Gypso, no bairro Jardim Sol y Mar, o novo local para receber exclusivamente a coleção pronta para ser admirada. Não bastava o capricho nas motos, o local também deveria ter a qualidade dos museus visitados por ele. A Vintage Bike Dreams tem dois pavimentos disponibilizados com recepção, banheiros, acabamento primoroso e objetos que remetem o visitante as datas de cada veículo exposto. Não foram esquecidos nem os detalhes de uma exposição áudio visual sobre as motocicletas para deixar ainda mais sofisticada a visita do público. Uma acolhedora recepcionista dará as boas vindas para os visitantes que forem até lá conhecer a coleção.


Estão expostos cerca de 50 modelos de motocicletas em perfeito estado de conservação e funcionalidade. A mais antiga em exposição ainda é uma motocicleta Ariel modelo F de 500 cilindradas fabricada em 1929. Porém em breve ela receberá a companhia de uma Harley 1928 e uma NSU 1910 que estão em fase finais de montagem. No glamoroso acervo as máquinas foram organizadamente separadas por período e fabricantes. Veja no vídeo abaixo um da Vintage Bike Dreams.

No entanto acreditamos que no futuro o espaço de 340 metros quadrados atuais não caberá todo o acervo de nosso ilustre amigo. Isto porque estão na oficina, em diversas fases de reforma, outra centena de motocicletas de variadas marcas e anos que esperam para voltar ao estado inicial de funcionalidade. Fernando conta com dois funcionários que juntos, pacientemente, garimpam peças e informações que possibilitem a volta para as ruas destas maravilhas em duas rodas.
A Vintage Bike Dreams deixou de ser um sonho de preservação da história para virar a realidade de um homem empreendedor e baluarte da cultura das marcas e modelos que fazem parte dos sonhos das novas e antigas gerações.
O MOTO CLUB DE CAMPOS convida a todos a conhecer esta maravilhosa coleção.

Oficina de restauração da Vintage Bike Dreams - rua dos Advogados, 80, bairro Alto dos Cavaleiros.
Museu Vintage Bike Dreams - rua  Gypso número 09, Jardim Sol y Mar, próximo ao Parque da Cidade.
Telefone: 022-2765-1592
Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta, de 8h às 17h. Mas a partir de Maio os dias de exposição serão de Terça a Sábado.
          E-mail: Fernando.Martins@superiorenergy.com

Veja o vídeo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário